Monitoramento - Auditoria - Melhoria Contínua

Apenas definir processos e controles não é suficiente para a empresa manter-se protegida. Fundamental atender também o seguinte ensejo: "quero saber se o Compliance está indo para a direção certa". A resposta a esta questão remete ao "monitoramento", sem o qual não se pode considerar um Sistema de Compliance efetivo. Assim sendo, vale destacar o significado de cada parte da frase acima, com o intuito de revelar a abrangência e a importância do monitoramento.

  • "Compliance" abarca todo o seu sistema, incluindo processos, controles, procedimentos, normas, políticas, governança, estrutura, pessoas, códigos de conduta, etc.
  • "Direção certa" implica em conhecer os objetivos, estratégia, missão, metas, expectativas, necessidades, requisitos, etc.
  • "Checar" indica a necessidade de saber o que é crítico, definir métricas (por exemplo indicadores ou sinais qualitativos), entender causas e efeito e, não menos importante, estabelecer rotina de análise, com critérios claros e procedimentos para a tomada de ação.
  • "Está indo" refere-se ao dinamismo do sistema. Isso significa entender o conjunto, o funcionamento de todo o sistema e focar na melhoria contínua de todas as suas partes individuais e coletivas.
  • "Quero" faz alusão à primeira pessoa do singular (eu). Mas, de fato, "quem quer?" São todas as partes interessadas, ou seja, acionistas, funcionários, sociedade, cliente e mercado, fornecedores e parceiros, concorrentes, governos, etc. Portanto, toda a análise deve ser feita considerando a perspectiva e necessidades de todos.

Como visto, o monitoramento deve ser encarado como algo muito maior que um conjunto de tarefas isoladas, como investigação, auditorias, controles, pesquisas e análises críticas periódicas. Ele compreende um modelo inteligente, previamente estabelecido e arquitetado, para medir o desempenho do Sistema de Compliance, analisar os resultados, permitir os ajustes necessários e promover a melhoria contínua.

Esse texto foi baseado no conteúdo do livro "Compliance – A excelência na prática" de Wagner Giovanini. Para saber mais, acesse a página do livro aqui.