Sinopse

O foco desta obra é fundamentalmente prático, buscando harmonizar a sustentação teórica para a sua aplicação no cotidiano de uma organização, apresentando uma estrutura e um Sistema de Compliance que, efetivamente, estejam desenhados para mitigar os riscos de Compliance numa empresa e, com isso, proteger as pessoas e a instituição no seu dia a dia.

Adicionalmente, um dos objetivos foi escrever um livro útil, não apenas ao campo acadêmico, mas também para servir de guia aos profissionais do Compliance, independentemente do tamanho e natureza de suas empresas. Portanto, o leitor irá deparar-se com diversos exemplos e situações práticas, para fazer a adaptação, de acordo com a sua realidade e necessidade.

O Compliance é um dos temas que mais cresceu no mundo corporativo, recentemente, e não pode ser trabalhado como um conjunto de atividades estanques ou próprias de um setor da empresa. Ao contrário, deve estar alinhado aos objetivos estratégicos e integrado aos Sistemas de Gestão da organização.

Atender à legislação vigente, mas não se limitar a isso, é uma necessidade atual de todas as empresas, porém o Compliance busca algo ainda mais nobre: a integridade nos negócios, pelas atitudes de seus funcionários e parceiros comerciais, pautados por elevados padrões éticos e morais.

Nessa mesma direção, hoje, cada vez mais se torna evidente o valor da marca e, consequentemente, a importância de uma imagem limpa, desvinculada de atitudes ilícitas ou comprometedoras. O bom nome da empresa é o esteio da sua perenidade. Se a sua reputação estiver afetada, a empresa deixará de ser sustentável, podendo, a qualquer momento, desmoronar. Esta não será condição única para o lucro duradouro, todavia representa alicerce obrigatório. E não é apenas esse o único desafio. Diversos deles irão surgir, desde a implementação do programa até a sua manutenção.

O conteúdo pode ser assim resumido:

  • Base teórica para dar sustentação aos aspectos práticos.
  • Implementação de um Programa de Compliance, seu departamento, discussão de assuntos relevantes para esse propósito e definição de processos e controles.
  • Criação de canais de relacionamento, comunicação, treinamento e formação do profissional para o dia a dia, incluindo as formas de interagir com o ambiente interno e externo.
  • Busca pela excelência, abordando gestão das pessoas e a gestão dos Sistemas de Compliance, para assegurar o alcance dos objetivos.

Logo, o objetivo dessa obra não é o aprofundamento teórico, nem a descrição das legislações aplicáveis ou a discussão filosófica dos significados de termos relativos à ética, moral, corrupção, integridade, entre outros.

O livro tem um caráter prático e é dedicado a todas as pessoas motivadas à aprendizagem da aplicação, no dia a dia, dos conceitos existentes, sempre com foco na mitigação de riscos, combate à corrupção e práticas ilegais como cartéis e fraudes contábeis. O texto está baseado na experiência de profissionais sérios, que conseguiram implementar um sistema robusto e eficaz, fizeram da inovação um lema e da gestão um alicerce para agregar valor à empresa e às pessoas.

Esses conhecimentos adquiridos não são, nem se pretende serem imutáveis ou infalíveis. Mas, em sua totalidade, referem-se a sistemas testados com resultados satisfatórios. A adequação às empresas, conforme cultura, natureza, campos de atuação, entre outros, faz-se necessária e cabe ao leitor esse exercício, à medida que vai tomando conhecimento das recomendações dessa obra. é um processo árduo, mas prazeroso e de grande valia ao crescimento pessoal.