Confidencialidade e Proibição à Retaliação

Confidencialidade

A confidencialidade simboliza o requisito primordial para a manutenção da confiança da empresa nas pessoas do Departamento de Compliance e no Programa em si. Vazamentos de informações e intrigas são sempre muito negativos, causando danos irreparáveis ao Compliance.

Muitas vezes, a confidencialidade está relacionada ao respeito às pessoas e suas imagens e, por isso, ela deve prevalecer a qualquer lampejo de curiosidade. Portanto, considerar o perfil do profissional de Compliance na sua contratação torna-se fator crucial nesse quesito.

Retaliação

Para um Programa de Compliance alcançar bom resultado, proibir a retaliação configura-se em condição obrigatória. Essa condição deve estar explícita no Código de Conduta da organização e o tema deve ser devidamente comunicado para todos.

Admite-se a dificuldade em controlar e assegurar o cumprimento desse requisito. Todavia, a organização deve agir proativamente e impor meios para tal. O canal de denúncias pode ser um veículo importante para fazer com que indícios dessa natureza possam ser investigados e, se comprovados, devidamente coibidos.

Esse texto foi baseado no conteúdo do livro "Compliance – A excelência na prática" de Wagner Giovanini. Para saber mais, acesse a página do livro aqui.