Vantagens de um canal de denúncias externo


Quando uma empresa se compromete com a cultura e promoção de um ambiente corporativo mais ético, precisa estar adequada às legislações, normas e certificações de compliance. Nestas, a presença de um Mecanismo de Integridade é peça fundamental para, entre outras coisas, possibilitar a detecção de atos de corrupção, fraudes, roubos e demais ilicitudes que podem ocorrer diariamente em todas organizações.

Este mecanismo consiste em uma série de medidas e ações adotadas no âmbito empresarial, entre as quais a presença de um Canal de Denúncias (ou Canal de Ética, como também é conhecido) é imprescindível.  Dada essa importância, empresas de diversos portes e segmentos passaram a investir em canais que possibilitam o relato ou denúncia de irregularidades por parte de seus públicos de relacionamento (colaboradores, terceiros, fornecedores, entre outros...). Em um canal de denúncias, a possibilidade de anonimato no relato é uma ação que tranquiliza os colaboradores e os motiva a utilizarem a ferramenta. Para contemplar esta e diversas outras vantagens, uma ferramenta externa se torna a melhor alternativa para as empresas.

Para Wagner Giovanini, especialista em compliance e sócio-diretor da Compliance Total e da Contato Seguro, um canal efetivo é o coração do Mecanismo de Integridade: “um mecanismo dessa natureza apenas será plenamente efetivo se o seu Canal de Denúncias também for efetivo, ou seja, os funcionários sentem-se motivados e utilizam o canal sem medo. Mas, para isso ocorrer, a confiança do funcionário deve ser construída ao longo do tempo. De um lado, a empresa deve assegurar a não retaliação, que todas as denúncias serão apuradas e, se estas forem comprovadas, haverá consequências. Por outro lado, o canal deve ter credibilidade e isenção e, para tanto, vale compartilhar nossa experiência para desmistificar o tema, a começar pela falsa impressão de que um canal interno é mais barato do que um externo e profissional”.

A Contato Seguro é especialista na implementação de canais de denúncias e está presente em mais de 31 países, atendendo empresas de todos os portes e ramos de atuação. Giovanini comenta alguns dados coletados em 10 anos de atuação da empresa e que reforçam a importância de um canal de denúncias externo:

“Mais de 70% dos relatos recebidos pela Contato Seguro são anônimos e dar ao funcionário essa alternativa configura-se num fator de aumento da sua segurança em poder fazer o seu relato. Adicionam-se a esse fato, a imparcialidade e a independência, aumentando, assim, significativamente a credibilidade do canal, como mostra o histórico dos números: acréscimo de aproximadamente 6 vezes na quantidade de denúncias, quando se compara a existência de um canal externo com o interno”.  

Ainda segundo o especialista, cerca de metade das denúncias são feitas fora do expediente e esse número pode até aumentar, pois, cada vez mais, as empresas oferecem locais de trabalho compartilhados pelos funcionários, onde fica difícil fazer uma denúncia sem que o colega perceba. Portanto, disponibilizá-lo 24 horas por dia e 7 dias por semana é uma condição fundamental para possibilitar a todos o seu uso efetivo.

Outro aspecto essencial para a efetividade de um canal de denúncia é a obtenção de informações assertivas, a fim de possibilitar uma apuração também efetiva. Isso só é conseguido com atendentes treinados, qualificados e com a capacidade de transmitir segurança ao manifestante, que o relato será tratado com confidencialidade, profissionalismo e prontidão. Por isso, continua Giovanini, “o nosso canal conta apenas com psicólogos no atendimento, para dar a atenção especial ao manifestante, reduzir o estresse natural dessa conversação e, por fim, colecionar todas as informações relevantes para serem apuradas”.
 

Artigo publicado em InteliJur - 20/08/2018 
Confira a matéria completa: https://www.intelijur.com.br/gejur/noticias/artigos/vantagens-de-um-canal-de-denuncias-externo

Entre em contato
com nossos especialistas em Compliance

A Compliance Total dispoe de um time de executivos pronto para atendê-lo, ajudando você e sua empresa na identificação das melhores soluções personalizadas em compliance. Contate-nos.


Sede São Paulo

+55 11 5181.0545 | +55 11 5181.1862 | Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 / conjunto 2502 CEP 04711-130 | São Paulo/SP | Brasil

Sede Porto Alegre

+55 51 3086.1800 | Av. Carlos Gomes, 466 / conjunto 501 CEP 90480-000 | Porto Alegre/RS | Brasil

Voltar
ao topo